PT EN FR DE ES

Será que apenas as fontes animais são as melhores fontes de proteína?

Na verdade não! Conheça a proteína vegetal.
As proteínas estão presentes em abundância em todo o corpo humano: em tecidos, órgãos e células. Depois da água são o elemento em maior quantidade no organismo.

Mas, como são formadas? E para que servem?
As proteínas são formadas por uma cadeia de aminoácidos que resultam em moléculas essenciais e que são o material de construção do nosso organismo, cruciais no crescimento, na formação e reparação dos ossos, músculos, tecidos conjuntivos, pele, órgãos internos e para a produção de hormonas, enzimas e componentes do sistema imunitário. Sem a proteína não há vida.
O nosso corpo é responsável por sintetizar 11 aminoácidos, no entanto os outros 9, necessários para o nosso organismo, têm que ser obtidos através da alimentação, nomeadamente a leucina, a isoleucina, a valina, a histidina, a treonina, a lisina, o triptofano, a metionina e a fenilalanina, os chamados aminoácidos essenciais.

E quais são as melhores fontes de proteína disponíveis na alimentação?

Através da alimentação de origem animal, podemos considerar: os ovos, o leite, os produtos lácteos (como queijos e iogurtes), a carne, o peixe e os frutos do mar. Já em termos de fontes de proteína vegetal, podemos destacar: o cânhamo, o arroz, a ervilha, o girassol, a soja, a quinoa, o amaranto e outros.
As proteínas animais são de alto valor biológico, possuem todos os aminoácidos essenciais e são ricas em ferro, zinco e vitamina B12. No entanto, são pobres em fibras e possuem maior teor de gorduras saturadas, sendo o seu consumo excessivo desaconselhado.

Porém as fontes de proteína vegetal, apesar de serem de menor valor biológico e de possuírem quantidade inferior de aminoácidos essenciais, são ricas em fibras, hidratos de carbono complexos, são mais digeríveis e não possuem gorduras nocivas. E, através de uma boa conjugação de proteínas vegetais entre si, conseguimos obter um pool de aminoácidos bastante equilibrado e suficiente para suprir as necessidades proteicas de qualquer pessoa, mesmo de atletas de alta competição, cujas necessidades diárias deste nutriente são elevadíssimas.

ALDV01529_1000x1000.jpg

Proteína de Cânhamo biológica 250g Bioforma

ALDV0244_1000x1000.jpg

Proteína de Ervilha biológica 300g Bioforma

ALDV0250_1000x1000.jpg

Proteína de Arroz biológica 300g Bioforma

As necessidades proteicas de cada pessoa variam, de acordo com o sexo, a atividade física e o peso. Por isso, sugerimos a ajuda de um nutricionista para adequar o seu consumo proteico e receber dicas de como incluir mais proteínas vegetais na dieta diária.
Mas, se ainda assim, tiver dificuldade em suprir as suas necessidades proteicas só através dos alimentos, saiba que também as proteínas vegetais estão disponíveis para venda sob a forma de práticos pós, para serem usados em batidos, smoothies, ou para juntar na sopa, no iogurte ou simplesmente adicionar água e beber como forma de complementar a sua dieta.


Autoria: Drª Carla Sousa Marques

 

Apoio ao cliente: +351 291 640 504 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(dias úteis das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30)

Siga-nos em

POLÍTICA DE PRIVACIDADE  |  TERMOS E CONDIÇÕES  |  CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA  |  ©Topfarma, Lda. 2022. todos os direitos reservados.

  • A minha Conta
  • shopping cart
  • Voltar ao topo

Apoio ao Cliente
Disponível dias úteis das 08:30 às 17:30
Apoio ao Cliente
Olá,
bem-vindo à Bioforma, precisa de ajuda na sua compra online?
Iniciar o chat
Precisa de ajuda?
My Wishlist (0)