Será mais fácil emagrecer no verão?
Apesar de ser a época de férias em que tendemos a relaxar de tudo, inclusive da “dieta” esta é uma altura excelente para emagrecer, sem grandes sacrifícios, vejamos porquê...
Bebemos mais água, chás sem açúcar, mais sumos naturais, mais líquidos na generalidade. Devido ao calor e à maior exposição solar temos mais sede e tendência a consumir uma quantidade superior de líquidos, logo a nossa diurese é melhor. Ao beber mais líquidos também nos sentimos mais cheios pelo que a ingestão calórica é menor.
As frutas desta época são deliciosas e moderadas em teor de açúcar e com grande teor de água (morangos, abacaxi, melancia, melão, etc.)
É a altura ideal para consumir saladas. Como está calor, as saladas são óptimas opções (mesmo para levar para a praia) e acompanhadas com proteínas magras (carne de aves, ovo, peixes magros, tofu), têm valor calórico mais baixo e poderão contribuir para a perda de peso. Existem muitas vantagens em se consumir saladas, possuem fibras, vitaminas e minerais. São de rápida digestão e além disso são de preparo rápido e fácil. Varie nos ingredientes que utiliza, porque não experimentar uma couve coração crua, aipo, curgete crua raspada, raiz de funcho??? Eu adoro!
Praia pode ser sinónimo de exercício: Não passe o dia estendido na toalha, vá à água com mais frequência e enquanto lá estiver mexa-se constantemente. Em vez do mergulhinho rápido, esforçe-se por nadar um bocado, nem damos por isso, mas é um optimo exercício!
Faça caminhadas à beira-mar, nas horas de menor calor, aproveite que os dias são mais longos, fará bem ao seu corpo e ao seu espírito também!
E se já está na altura das suas, desejo-lhe boas férias!!! :)
Autoria: Drª Carla Sousa Marques